APRESENTAÇÃO:
O presente projeto é resultante de uma ação integrada entre escolas pertencentes a um mesmo pólo, já que o seu número de alunos individual é pequeno e não será possível contemplar todos os roteiros propostos e assim desenvolver com eficácia o projeto educação para a convivência com o Semi-árido e potencializar ações que possam beneficiar a comunidade local.
Objetivando a integração entre escolas e unindo forças e ações em prol de nossas crianças e adolescentes,organizamos este projeto que tem como participantes escolas municipais de orobó-PE.
A escola Municipal Abílio Barbosa localizada no Sítio Caiana Orobó-PE funciona atualmente no período da manha e da tarde com 51 alunos, sendo 15 de educação infantil; duas salas multiseriadas uma com 21 alunos , sendo 13 na 1º e 8 na segunda e a outra com 15 alunos 7 da 3º e 8 da 4º.
A Escola Municipal Dr. Octávio Corrêa de Araújo,inserida neste contexto escolar está situada na Vila Orobozinho, funcionado nos 03 turnos oferecendo Educação Infantil Eja, e Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série,é uma escola pequena mais que tem um espaço físico adequado.
A Escola municipal Joaquim Gomes da Silva,localizada no Sítio Chã do Rocha,tem um total de 89 alunos distribuídos nos três turnos,oferece o Ensino Fundamental I o PETI e o Programa Brasil Alfabetizado, com professores e funcionários qualificados.
A Escola Municipal Manoel José Domingues oferece a seus 75 alunos Educação Infantil,Ensino Fundamental I e EJA,e um corpo docente composto por professores qualificados e preocupados com a aprendizagem e o sucesso de seus alunos.
A Escola Municipal sebastião Barbosa da Silva, do sítio Olho D’agua seco, é uma escola pequena composta por 39 alunos sendo uma turma de educação infantil e outra multisseriada de Ensino Fundamental,mas que se preocupa com a sua comunidade e seu aluno,oferecendo a ele subsídios para o seu sucesso escolar.
Decidimos trabalhar com este projeto pois sabemos que a escola é um suporte onde o aluno aprende para aplicar em sua realidade, de modo que a mesma seja um ambiente acolhedor e prazeroso na vida do educando
Pretendendo que os alunos tenham um maior conhecimento da sua realidade, para um bom desenvolvimento social e educacional, com a finalidade de que não apenas aprendam, mas façam uso do conhecimento adquirido no seu dia-a-dia.
A questão da relação sociedade-natureza está ligada ao desenvolvimento do ser humano como fator primordial, não só no aspecto exterior, como também no interior, visto que o corpo de cada ser vivo sofre com os impactos da natureza.
A formação de um cidadão crítico exige sua inclusão numa sociedade em que o conhecimento científico é cada vez mais valorizado.
Este projeto tem por finalidade beneficiar todos do semi-árido, especialmente nossas crianças. Por isso foi elaborado, para atender as necessidades dos alunos,da Educação infantil e do Ensino Fundamental proporcionando um contato direto com a realidade por eles vivenciada,buscando fortalecer o processo de adaptação e ajudando a encontrar soluções para os problemas que existirem na comunidade, de modo a ajudar ao aluno a viver melhor em sua comunidade.
O Projeto Educação para a Convivência com o Semi-árido proposto pelo UNICEF,busca realizar a integração entre escola e comunidade,pois conhecendo melhor o espaço onde vivemos desenvolveremos nossas habilidades e tentaremos buscar soluções para melhorar as condições de vida das famílias ,da escola e comunidade de modo geral, e em especial das escolas envolvidas nesse projeto.
JUSTIFICATIVA:
Como nossas escolas são de pequeno porte, com poucos alunos,resolvemos fazer uma ação integrada entre escolas para contemplar os quatro roteiros e desta forma favorecer a todos, pois no desenrolar do projeto as ações serão contempladas em todas as escolas, uma ajudando a outra e assim conhecendo outras realidades, que muitas vezes estão tão entrelaçadas as nossas.
A Escola é um espaço de aprendizagem e de cultivar raízes já existentes, para que floresçam pois como nos diz Roberto Malvezzi,” O Semi-Árido brasileiro não é apenas clima, vegetação, solo, Sol ou água. É povo, música, festa, arte, religião, política, história. É processo social. Não se pode compreendê-lo de um ângulo só. Então procuramos buscar nas respostas das entrevistas compreender o semi-árido de outros ângulos, sempre respaldados na lei da sustentabilidade e que para se ter tem que preservar, pois como nos afirma este mesmo autor a Lei de Convivência com o semi-árido consiste em se adaptar a ele,em compreender como ele ( o semi-árido) funciona e adequar-se a ele. Desta forma precisamos conhecer seus problemas, suas riquezas,sua gente, pois nele está vivendo às nossas crianças que deverá ser acolhida num ambiente que possua condições de vida favorável,que independe do clima e vegetação.
Considerando as condições sociais na comunidade em que as escolas se inserem, este projeto vem para diagnostica e até sanar alguns problemas existentes nestas comunidades visando às melhorias nas condições de vida de seus cidadãos, com isso vem estabelecendo entre a escola e a comunidade um aprofundamento nas suas relações, onde integradas buscarão adaptar-se uma a outra, pois o sucesso da primeira depende de das condições da segunda.
Sendo assim, as escolas se propõem a conhecer a realidade da sociedade ao redor da mesma. Fazendo uma pesquisa, os alunos compartilham informações, e mobilizam ações, pois pensamos em uma educação comprometida com a construção de um novo projeto social fundamentado nos princípios da Convivência com o Semi-Árido. Princípios que envolvem as relações homem, mulher e natureza, cultura, trabalho e sociedade no conjunto amplo das políticas de desenvolvimento.
Com isso resolvemos desenvolver esse trabalho na perspectiva de melhorar os hábitos da comunidade escolar, orientando os alunos os pais, sensibilizando-os para uma busca permanente de conhecimento, capacitando-os para a utilização de medidas práticas que favoreça a saúde de acordo com a situação real de cada um.
Objetivos:
Geral: Promover uma maior integração entre as escolas e as comunidades nela inserida favorecendo a reflexões da realidade do semi-árido, de modo a favorecer uma maior integração entre as mesmas, diagnosticando seus problemas e encontrando soluções, contribuindo desta forma para a melhoria da qualidade de vida de nossos educandos.
Objetivos Específicos:
* Português
Ler , interpretar e construir textos sobre o tema proposto;trabalhar leitura e compreensão de textos que relatam a realidade da comunidade e despertem o respeito e a cooperação;
* Matemática
Construir gráficos sobre os utensílios da escola, quantidade de meninos e meninas;apresentar aos alunos a importância de reconhecer os problemas do semi-árido através de resultados de pesquisas,por meio de dados matemáticos;
* Ciências
- Conhecer as formas de tratamento da água;manter a escola organizada e limpa; Conhecer as formas de tratamento e destino do lixo; Conhecer o calendário de vacinação e divulgá-lo a familiares e amigos;
*História/ Geografia
- Conhecer a história de sua escola como patrimônio histórico cultural; orientar os alunos a refletirem sobre sua forma de pensar,sentir e agir em relação ao presente e o futuro,tendo em vista o seu ambiente; realizar estudos, atividades extra-classe sobre os danos que a população causa na vegetação,a fim de despertar uma consciência de preservação ambiental;
Artes
Trabalhar a capacidade lúdica das crianças, utilizando e criando paródias,poesias,desenhos sobre a convivência com o semi-árido;realizar dramatizações;
METODOLOGIAS:
Sendo uma ação integrada entre escolas,propomos neste projeto parcerias no sentido de oferecer aos alunos palestras e oficinas com temas referentes aos roteiros trabalhados. Sendo assim iremos convidar Profissionais da Saúde.Técnicos Agrícolas,Professores de Ciências e Geografia e outros parceiros,criando assim uma frente de assistência,para ministrarem as referidas palestras fazendo rodízio dos mesmos entre as escolas, de forma que contemplem todo nosso alunado e comunidade. Para que possamos abranger os 04 roteiros propostos pelo Selo UNICEF, dividimos os mesmos por escola ficando as mesmas encarregadas da aplicação dos questionários junto a seus alunos, e na fase final faremos o diagnóstico geral das entrevistas e a sistematização dos resultados. Para tanto iremos criar o nosso jornal Informativo que trará manchetes de todo o processo evolutivo do projeto e informará a população em geral ,criaremos também em uma ação conjunta o nosso blog, para assim conectarmos com o mundo globalizado e enviarmos nossas notícias.
As atividades serão desenvolvidas de forma interdisciplinar e em separado, por turma, e teremos o dia da culminância do projeto em que cada escola apresentará para a sua comunidade a sistematização dos resultados de suas entrevistas, o encaminhamento de possíveis ações x problemas, fazendo uma conscientização dos mesmos quanto a preservação do seu ambiente. Neste dia o aluno poderá apresentar seus trabalhos desenvolvidos na sala de aula, suas produções artísticas e manifestações culturais.
As atividades criadas no projeto têm o intuito de amenizar os problemas que serão trabalhados em momentos diferentes com a turma.
AÇÕES A SEREM REALIZADAS:
Edição do Jornal Informativo;
Criação do blog escolar;
Participação no programa de rádio “Jovens em Ação”;
Encaminhamento dos problemas detectados aos órgãos municipais;
Organização do Projeto e entrega a Secretaria de Educação.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: novembro/2007 a junho de 2008.
AVALIAÇÃO:
A avaliação deste projeto será feita uma culminância com a comunidade local, envolvendo também a comunidade escolar para mostrar a todos em geral a importância do semi árido. Será mostrado o trabalho feito pelos alunos, como também uma palestra com técnicos da secretaria de agricultura para mostrar e enfatizar melhor o assunto em pauta..
A importância que a escola representa na vida do aluno não os formando apenas em conhecimentos mais em cidadãos para o mundo.
A avaliação se dará no processo ensino-aprendizagem e terá como base as atividades realizadas pelos alunos, sua participação em todas as etapas do projeto inclusive nas ações (jornal,blog,programa de rádio) e no dia da Culminância do mesmo.
A avaliação será contínua tendo em vista que a formações de conceitos e atitudes requerem mudanças significativas e uma participação sempre ativa de seus formadores.
BIBLIOGRAFIA:
Metodológico,guia município aprovado,edição 2008;
Roteiro,guia para: Educação para a Convivência com o Semi-Árido;
http://www.unicef.org.br/
O presente projeto é resultante de uma ação integrada entre escolas pertencentes a um mesmo pólo, já que o seu número de alunos individual é pequeno e não será possível contemplar todos os roteiros propostos e assim desenvolver com eficácia o projeto educação para a convivência com o Semi-árido e potencializar ações que possam beneficiar a comunidade local.
Objetivando a integração entre escolas e unindo forças e ações em prol de nossas crianças e adolescentes,organizamos este projeto que tem como participantes escolas municipais de orobó-PE.
A escola Municipal Abílio Barbosa localizada no Sítio Caiana Orobó-PE funciona atualmente no período da manha e da tarde com 51 alunos, sendo 15 de educação infantil; duas salas multiseriadas uma com 21 alunos , sendo 13 na 1º e 8 na segunda e a outra com 15 alunos 7 da 3º e 8 da 4º.
A Escola Municipal Dr. Octávio Corrêa de Araújo,inserida neste contexto escolar está situada na Vila Orobozinho, funcionado nos 03 turnos oferecendo Educação Infantil Eja, e Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série,é uma escola pequena mais que tem um espaço físico adequado.
A Escola municipal Joaquim Gomes da Silva,localizada no Sítio Chã do Rocha,tem um total de 89 alunos distribuídos nos três turnos,oferece o Ensino Fundamental I o PETI e o Programa Brasil Alfabetizado, com professores e funcionários qualificados.
A Escola Municipal Manoel José Domingues oferece a seus 75 alunos Educação Infantil,Ensino Fundamental I e EJA,e um corpo docente composto por professores qualificados e preocupados com a aprendizagem e o sucesso de seus alunos.
A Escola Municipal sebastião Barbosa da Silva, do sítio Olho D’agua seco, é uma escola pequena composta por 39 alunos sendo uma turma de educação infantil e outra multisseriada de Ensino Fundamental,mas que se preocupa com a sua comunidade e seu aluno,oferecendo a ele subsídios para o seu sucesso escolar.
Decidimos trabalhar com este projeto pois sabemos que a escola é um suporte onde o aluno aprende para aplicar em sua realidade, de modo que a mesma seja um ambiente acolhedor e prazeroso na vida do educando
Pretendendo que os alunos tenham um maior conhecimento da sua realidade, para um bom desenvolvimento social e educacional, com a finalidade de que não apenas aprendam, mas façam uso do conhecimento adquirido no seu dia-a-dia.
A questão da relação sociedade-natureza está ligada ao desenvolvimento do ser humano como fator primordial, não só no aspecto exterior, como também no interior, visto que o corpo de cada ser vivo sofre com os impactos da natureza.
A formação de um cidadão crítico exige sua inclusão numa sociedade em que o conhecimento científico é cada vez mais valorizado.
Este projeto tem por finalidade beneficiar todos do semi-árido, especialmente nossas crianças. Por isso foi elaborado, para atender as necessidades dos alunos,da Educação infantil e do Ensino Fundamental proporcionando um contato direto com a realidade por eles vivenciada,buscando fortalecer o processo de adaptação e ajudando a encontrar soluções para os problemas que existirem na comunidade, de modo a ajudar ao aluno a viver melhor em sua comunidade.
O Projeto Educação para a Convivência com o Semi-árido proposto pelo UNICEF,busca realizar a integração entre escola e comunidade,pois conhecendo melhor o espaço onde vivemos desenvolveremos nossas habilidades e tentaremos buscar soluções para melhorar as condições de vida das famílias ,da escola e comunidade de modo geral, e em especial das escolas envolvidas nesse projeto.
JUSTIFICATIVA:
Como nossas escolas são de pequeno porte, com poucos alunos,resolvemos fazer uma ação integrada entre escolas para contemplar os quatro roteiros e desta forma favorecer a todos, pois no desenrolar do projeto as ações serão contempladas em todas as escolas, uma ajudando a outra e assim conhecendo outras realidades, que muitas vezes estão tão entrelaçadas as nossas.
A Escola é um espaço de aprendizagem e de cultivar raízes já existentes, para que floresçam pois como nos diz Roberto Malvezzi,” O Semi-Árido brasileiro não é apenas clima, vegetação, solo, Sol ou água. É povo, música, festa, arte, religião, política, história. É processo social. Não se pode compreendê-lo de um ângulo só. Então procuramos buscar nas respostas das entrevistas compreender o semi-árido de outros ângulos, sempre respaldados na lei da sustentabilidade e que para se ter tem que preservar, pois como nos afirma este mesmo autor a Lei de Convivência com o semi-árido consiste em se adaptar a ele,em compreender como ele ( o semi-árido) funciona e adequar-se a ele. Desta forma precisamos conhecer seus problemas, suas riquezas,sua gente, pois nele está vivendo às nossas crianças que deverá ser acolhida num ambiente que possua condições de vida favorável,que independe do clima e vegetação.
Considerando as condições sociais na comunidade em que as escolas se inserem, este projeto vem para diagnostica e até sanar alguns problemas existentes nestas comunidades visando às melhorias nas condições de vida de seus cidadãos, com isso vem estabelecendo entre a escola e a comunidade um aprofundamento nas suas relações, onde integradas buscarão adaptar-se uma a outra, pois o sucesso da primeira depende de das condições da segunda.
Sendo assim, as escolas se propõem a conhecer a realidade da sociedade ao redor da mesma. Fazendo uma pesquisa, os alunos compartilham informações, e mobilizam ações, pois pensamos em uma educação comprometida com a construção de um novo projeto social fundamentado nos princípios da Convivência com o Semi-Árido. Princípios que envolvem as relações homem, mulher e natureza, cultura, trabalho e sociedade no conjunto amplo das políticas de desenvolvimento.
Com isso resolvemos desenvolver esse trabalho na perspectiva de melhorar os hábitos da comunidade escolar, orientando os alunos os pais, sensibilizando-os para uma busca permanente de conhecimento, capacitando-os para a utilização de medidas práticas que favoreça a saúde de acordo com a situação real de cada um.
Objetivos:
Geral: Promover uma maior integração entre as escolas e as comunidades nela inserida favorecendo a reflexões da realidade do semi-árido, de modo a favorecer uma maior integração entre as mesmas, diagnosticando seus problemas e encontrando soluções, contribuindo desta forma para a melhoria da qualidade de vida de nossos educandos.
Objetivos Específicos:
* Português
Ler , interpretar e construir textos sobre o tema proposto;trabalhar leitura e compreensão de textos que relatam a realidade da comunidade e despertem o respeito e a cooperação;
* Matemática
Construir gráficos sobre os utensílios da escola, quantidade de meninos e meninas;apresentar aos alunos a importância de reconhecer os problemas do semi-árido através de resultados de pesquisas,por meio de dados matemáticos;
* Ciências
- Conhecer as formas de tratamento da água;manter a escola organizada e limpa; Conhecer as formas de tratamento e destino do lixo; Conhecer o calendário de vacinação e divulgá-lo a familiares e amigos;
*História/ Geografia
- Conhecer a história de sua escola como patrimônio histórico cultural; orientar os alunos a refletirem sobre sua forma de pensar,sentir e agir em relação ao presente e o futuro,tendo em vista o seu ambiente; realizar estudos, atividades extra-classe sobre os danos que a população causa na vegetação,a fim de despertar uma consciência de preservação ambiental;
Artes
Trabalhar a capacidade lúdica das crianças, utilizando e criando paródias,poesias,desenhos sobre a convivência com o semi-árido;realizar dramatizações;
METODOLOGIAS:
Sendo uma ação integrada entre escolas,propomos neste projeto parcerias no sentido de oferecer aos alunos palestras e oficinas com temas referentes aos roteiros trabalhados. Sendo assim iremos convidar Profissionais da Saúde.Técnicos Agrícolas,Professores de Ciências e Geografia e outros parceiros,criando assim uma frente de assistência,para ministrarem as referidas palestras fazendo rodízio dos mesmos entre as escolas, de forma que contemplem todo nosso alunado e comunidade. Para que possamos abranger os 04 roteiros propostos pelo Selo UNICEF, dividimos os mesmos por escola ficando as mesmas encarregadas da aplicação dos questionários junto a seus alunos, e na fase final faremos o diagnóstico geral das entrevistas e a sistematização dos resultados. Para tanto iremos criar o nosso jornal Informativo que trará manchetes de todo o processo evolutivo do projeto e informará a população em geral ,criaremos também em uma ação conjunta o nosso blog, para assim conectarmos com o mundo globalizado e enviarmos nossas notícias.
As atividades serão desenvolvidas de forma interdisciplinar e em separado, por turma, e teremos o dia da culminância do projeto em que cada escola apresentará para a sua comunidade a sistematização dos resultados de suas entrevistas, o encaminhamento de possíveis ações x problemas, fazendo uma conscientização dos mesmos quanto a preservação do seu ambiente. Neste dia o aluno poderá apresentar seus trabalhos desenvolvidos na sala de aula, suas produções artísticas e manifestações culturais.
As atividades criadas no projeto têm o intuito de amenizar os problemas que serão trabalhados em momentos diferentes com a turma.
AÇÕES A SEREM REALIZADAS:
Edição do Jornal Informativo;
Criação do blog escolar;
Participação no programa de rádio “Jovens em Ação”;
Encaminhamento dos problemas detectados aos órgãos municipais;
Organização do Projeto e entrega a Secretaria de Educação.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: novembro/2007 a junho de 2008.
AVALIAÇÃO:
A avaliação deste projeto será feita uma culminância com a comunidade local, envolvendo também a comunidade escolar para mostrar a todos em geral a importância do semi árido. Será mostrado o trabalho feito pelos alunos, como também uma palestra com técnicos da secretaria de agricultura para mostrar e enfatizar melhor o assunto em pauta..
A importância que a escola representa na vida do aluno não os formando apenas em conhecimentos mais em cidadãos para o mundo.
A avaliação se dará no processo ensino-aprendizagem e terá como base as atividades realizadas pelos alunos, sua participação em todas as etapas do projeto inclusive nas ações (jornal,blog,programa de rádio) e no dia da Culminância do mesmo.
A avaliação será contínua tendo em vista que a formações de conceitos e atitudes requerem mudanças significativas e uma participação sempre ativa de seus formadores.
BIBLIOGRAFIA:
Metodológico,guia município aprovado,edição 2008;
Roteiro,guia para: Educação para a Convivência com o Semi-Árido;
http://www.unicef.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário